Bem-Vindo(a) ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade - Itajubá

“Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz”.

Madre Tereza de Calcutá

 

A Imagem

 Características da Imagem

Nossa senhora da Piedade mede 18 cm, sendo feita de argila (terracota). O que chama a atenção nesta imagem são a sua simplicidade e singeleza.
O olhar: O filho olha para o alto, a mãe olha para frente: Mostrando que a vida de Jesus está voltada para o cumprimento da vontade do Pai, o qual quis contar com a participação de Maria como mãe medianeira sempre a olhar por nossas necessidades.
A flor e a palavra de Deus: A flor simboliza a pureza virginal de Maria, dando à luz a Jesus, o verbo encarnado, a palavra Eterna do Pai. Nossa Senhora é a flor do Pai plantada no canteiro do mundo para exalar o perfume do mistério trinitário. A palavra de Deus recorda também, que antes de Maria ser Mãe de Jesus, ela foi discípula, fiel cumpridora da vontade do Pai.
Manto azul e avental: O manto azul recorda a maternidade de Maria proclamada pela igreja como “Mãe de Deus e Nossa Mãe”. Também significa proteção e amparo de mãe que cuida dos seus filhos e filhas. O avental recorda o serviço de Maria que disse sim ao chamado de Deus: ”Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra” (Lc 1,38).

Oração a Nossa Senhora da Piedade

Ó Deus, que tivestes aos pés da cruz de vosso Filho Único, a Mãe Dolorosa, com seu coração traspassado pelas dores daquela paixão e morte, nós vos pedimos, pela intercessão e pelos méritos desta Senhora da Piedade, todas as graças espirituais e temporais em favor destes devotos. Pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor, que conosco vive e reina por todos os séculos dos séculos. Amem.
Rogai por nós, ó Senhora da Piedade, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
 
Consagração

Ó Senhora, ó Mãe da Piedade. Nós viemos aqui nos consagrar. Colocamos em Tuas, ó Mãe querida. Nossa esperança, nossa vida, nosso lar. Consagramos a família reunida. Os irmãos ao redor do teu altar. Confiamos que assim a nossa vida. Daqui pra frente com certeza vai mudar. Nossa Senhora da Piedade. Rogai por nós, rogai por nós (bis).
 
Hino

Nossa Senhora da Piedade, Virgem Santa nossa padroeira.
O povo canta os seus louvores nesta terra hospitaleira.
Virgem Maria, mãe de Jesus, lá no calvário, cheia de amor.
Nos braços Cristo que morreu na cruz, o Filho de Deus, nosso Salvador.

Mãe amorosa, cheia de luz, nós veneramos com devoção. A estrela guia que nos conduz, a nossa vida está em suas mãos (bis).

Pedimos graças para as cidades, também pedimos sua proteção. Mostre o caminho para a mocidade que é fruto de nossa nação.
Virgem Senhora que tanto amamos, quanta esperança ao povo traz. A vossos pés de santa rezamos, pedindo amor, saúde, vida e paz.

Fotos da Imagem